segunda-feira, 5 de julho de 2010

Coco Chanel

Para muitos pode significar apenas uma modelista do século passado. Porém, pensar deste modo apenas mostra a falta de conhecimento da importância histórica de Gabrielle Bonheur Chanel, a eterna Coco Chanel.

Nunca se prendeu a um padrão previsto pela época e mesmo com família numerosa e em plena concepção atrasada dos anos 1900, aos 20 anos procurava empregos como bailarina e no comércio,tentando o teatro até Etienne Balsan,comerciante de tecidos com quem viria a direcionar sua vida para a carreira em que se consagrou,o estilismo.

Em 1910, conhece seu grande amor Arthur Boyle,com quem abriu a primeira casa de Chapéus Chanel,porém, Boyle viria mais tarde a morrer num acidente de carro.

Mesmo com a perda prosseguiu na carreira,sendo a primeira a criar as calças femininas, como sua marca registrada, defendendo a liberdade feminina de vestir-se adequadamente ás condições na qual poderiam ser expostas

Chanel nº 5 tornou-se famoso, e a tal ponto, as grandes atrizes e estrelas Hollywoodianas era frenqúentadoras assíduas de sua grife e de seu conceito artístico.

Envolveu-se com um oficial alemão durante a segunda Guerra, e fechou a casa.
Após o término do conflito,a casa não era mais frequentada pelos parisienses obrigando-a então a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico.


Entre outras,Chanel se tornou símbolo de mulher bem-sucedida, independente e com personalidade, nunca deixando-se vencer às adversidades e e contrapontos do século 20.

Muito mais que estilista,representa liberdade da expressão feminina.

Frases
"Eu já não sou o que era: devo ser o que me tornei."

"Quantos cuidados uma pessoa precisa tomar para não ser algo mas alguém"

"Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher."

"Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera. "

"Para ser insubstituível na vida, você precisa ser diferente"

"Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame"

"A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20. A vida talha o rosto que você tem aos 30. Mas depende de você merecer o rosto dos 50. "

"O dinheiro nunca significou muito para mim, mas a independência (conseguida com ele), muito."

"Não há tempo para a monotonia do previsível. Há tempo para o trabalho. E tempo para o amor. Isso nos toma todo o tempo. "

"A moda virou uma piada. Os designers se esqueceram que existe mulheres dentro das roupas. A maioria das mulheres se veste para os homens e quer ser admirada. Mas elas também precisam andar, entrar num carro sem arrebentar a costura! Roupas têm que ter uma forma natural."

"A força se consegue com fracassos e não com sucessos"

"Não importa o lugar que você está,importa quem você é.Você sabe quem você é?Você sabe?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário